FAQ

Como posso comprar um livro?
Os nossos livros podem ser adquiridos on-line, através de transferência bancária ou pagamento PayPal, como se explica nas páginas de cada título. Podem adquirir a edição em papel, que demora entre três a cinco dias a chegar a vossa casa (se a entrega for no Continente), ou optar pelo e-book, que consiste num PDF completo da obra. Nesse caso, o envio é imediato, após confirmação do pagamento. 

Para que querem a minha morada?
A morada é necessária para o envio das encomendas por correio. As moradas não se guardam nem se utilizam para outros fins senão o enunciado. 

Qual é o prazo de entrega da minha compra?
Três a cinco dias úteis, como se indica na página de cada título disponível. Caso a entrega seja feita nas Ilhas ou no estrangeiro, o prazo pode estender-se a duas ou mais semanas. 

Quantos títulos edita anualmente a rumoresdenuvens?
A editora não está preocupada em manter um fluxo regular de publicações. Todas as obras são pensadas e trabalhadas a pensar na qualidade. Tanto podemos editar um, como vinte livros por ano, desde que sejam de boa qualidade e suscitem o interesse dos leitores. 

Em que livrarias estão à venda os vossos livros?
A colocação dos livros em livrarias está sujeita a ponderação e é discutida caso a caso. A distribuição nacional é outra hipótese, desde que se chegue a acordo quanto aos termos em que pode ser feita.

O que é uma edição electrónica?
A edição electrónica de um livro consiste num documento em formato PDF, contendo todo o material do livro, que pode ser aberto e consultado em qualquer computador, leitores de e-books, PDA e outros dispositivos capazes de ler documentos de texto. É uma forma prática e pouco dispendiosa de distribuir e vender os livros, sem necessidade de usar papel e com isso sacrificar um pouco mais o equilibrio ecológico do planeta. 

O que são edições de autor?
Uma edição de autor é financiada pelo autor, que assume também a responsabilidade exclusiva pelo seu conteúdo. A produção de uma edição de autor tem, geralmente, um preço acordado entre este e a entidade que executa o trabalho, ou seja, produz o livro. 

O que representam os direitos de autor?
Os direitos de autor são o 'salário' do autor. Rodam os cinco a quinze por cento do preço de capa dos livros e são geralmente pagos uma a duas vezes por ano. Sobre esse assunto aconselhamos a consulta da página da Sociedade Portuguesa de Autores e de outras entidades que veiculam informações oficiais sobre o direito de autor. 

Onde posso registar uma obra?
Os originais podem ser registados no Palácio Foz, em Lisboa, ou nas várias delegações espalhadas pelo País. O registo implica o preenchimento de formulários e o pagamento de uma determinada quantia que é uma taxa cobrada pelo serviço. É necessário verificar a duração desse registo, pois nem sempre eles são definitivos. Outro local onde se registam obras é na Sociedade Portuguesa de Autores. Para isso é necessário ser-se associado e pagar uma jóia de inscrição. A taxa de registo de uma obra, nesse caso, é substancialmente menor do que a do Palácio Foz. Há entidades internacionais que fazem registos de originais. Mas se não quer ou não pode recorrer a nenhuma destas soluções, pode optar por meter uma cópia do trabalho num envelope, fechá-lo e enviá-lo em correio registado para si próprio. Recebida a enomenda, guarde-a sem a abrir, para que o carimbo do correio possa servir de prova se alguma vez necessitar de reclamar a obra como sua. 

O que acontece se vos enviar um original?
Leremos com toda a atenção o seu manuscrito e no final dizemos-lhe se é um bom trabalho, que merece ser publicado. Caso não tenha jeito nenhum para essas coisas, também lhe dizemos, para que não perca o seu tempo nem desperdice o dos outros numa actividade que não o levará a lado nenhum, a não ser que frequente um curso de escrita criativa e se transforme num best-seller do dia para a noite... 

Quanto tempo leva a editar um livro?
Isso depende. Nem sempre levamos o mesmo tempo a ler e a apreciar as possibilidades de editar uma obra. Depois de tomarmos uma decisão, ainda há várias fases pelas quais o trabalho passa antes de estar pronto para imprimir, como a negociação dos termos em que vai ser editado, a revisão, a paginação, outra revisão, a elaboração da capa e, finalmente, as provas e o produto acabado. Isto são muitos passos resumidos em muito breves linhas. Não se entusiasme muito e prepare-se para trabalho e mais trabalho antes de estar pronto para conseguir os seus dez minutos de fama. 

Quanto custa editar um livro?
Os preços estão dependentes de tantas variantes que é impossível enumerá-las todas aqui. Mas se quiser, peça um orçamento indicando o número de páginas que tem o seu trabalho e teremos todo o gosto em lhe enviar uma estimativa dos custos. 

O que acontece depois de pronta a edição?
Não acontece o mesmo que nos filmes, quando de repente o autor se vê projectado para a ribalta e descobre que está rodeado de pessoas interessadas no seu trabalho. Nada disso. Depois de pronta a edição, há que apostar na sua divulgação e pode contar com mais uma carrada de trabalhos. Lembre-se que um livro é um trabalho. E os trabalhos dão trabalho.

Editam BD e novelas gráficas?
Claro que editamos, desde que tenham qualidade. Quem nos dera que nos aparecesse um bom trabalho de BD todos os anos. 

Tenho uma obra, mas não é minha, nem original. Posso publicá-la?
Pode tudo. Mas não deve. Isso é pergunta que se faça? 

Tenho uma notícia e fotografias. Posso enviá-las?
Claro que pode. Não garantimos é que apareça no site. Mas também não rejeitamos antes de as apreciar. 

A minha mãe escreveu um livro. Posso editá-lo?
Desde que tenha a autorização dela ou que seja o herdeiro dos seus direitos de autor, pode sim. Nós tratamos de lhe dizer se é publicável. 

Tenho montes de ideias, mas nunca escrevi nada. Que faço?
Deite mãos ao trabalho e logo se vê o que sai. Leia as nossas sugestões nas Dicas e, se mesmo assim precisar de mais conselhos, escreva-nos.

Gostava de publicar os meus apontamentos e a minha tese. Fazem isso?
Fazemos, desde que sejam originais, não violem direitos autorais e que haja possibilidade de viabilizar a sua comercialização. 

Ganha-se dinheiro com a ficção?
Isso é o mesmo que perguntar se se ganha dinheiro num part-time que se faz para ganhar uns tostões. 

Aceitam investidores?
Claro que sim, desde que não nos metam em negócios ilícitos.